A cerimônia iniciou às 16h00, às portas da Catedral Divino Espírito Santo, com os primeiros ritos: o bispo beijou o crucifixo, aspergiu água sobre si e a assembleia, e fez um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento . Em seguida, a procissão adentrou a Sede Episcopal.
A saudação inicial da celebração ficou por conta do metropolita, o Arcebispo de Maringá, Dom Anuar, que acolheu a todos os presentes, apresentando os bispos que lá estavam. Na sequência, Dom Lorenzo, Núncio Apostólico, pediu para ser lida a Bula Papal de nomeação, pelo chanceler da Cúria Diocesana, Pe. José Fernandes Lucena. Em seguida, o Núncio entregou o báculo a Dom João Mamede, e o conduziu até a cátedra, sendo um gesto que significou a tomada de Posse Oficial, que para a coordenadora diocesana das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Bethânia Cabrera, foi a mais emocionante. “Para mim foi o momento que Dom Mamede abraçou mesmo o comando da Diocese, me emocionei muito quando ele foi aclamado, ao sentar-se na cátedra”, afirmou ela.
Logo após a condução do novo bispo até a cátedra, Dom Lorenzo falou aos presentes, mostrando que conhece muito bem a realidade e os acontecimentos da Diocese, citando inclusive o 15º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, que atualmente é a prioridade pastoral da diocese. Na sequência, aconteceram os discursos de acolhida ao novo bispo: do Mons. José Dantas de Sousa, administrador diocesano até a cerimônia; o Pe. Odair Trindade Araújo, representante do clero de Umuarama; Ir. Dirce Lourenço, representante dos(as) religiosos(as); Dirce Laureano, representante dos(as) leigos(as); e Moacir Silva, prefeito de Umuarama, em nome das demais autoridades.
Novo Bispo Diocesano
Na sequência a Missa de Posse seguiu seus ritos de praxe, sendo presidida por Dom Mamede, já empossado bispo de Umuarama, que na homilia agradecera a todos os presentes, dizendo estar muito feliz em permanecer aqui. “O evangelho nos convida a fazermos tudo com justiça. Fazer as pequenas coisas, mas fazê-las bem, com o coração ligado a Jesus Cristo, nosso Salvador”, frisou ele.
Ao final, os cardeais fizeram seus agradecimentos ao bispo empossado, pelo tempo em que conviveram, desejando as bênçãos de Deus, essa para a nova empreitada. Em seguida, o pe. Wilson A. Pintenho transmitiu uma mensagem de agradecimento ao Mons. José Dantas que administrou a Sé Vacante, e para encerrar, os jovens dos Cursilhos homenagearam o novo Pastor cantando com muita alegria a música, “Diante de Ti”.
Para visualizar as fotos, clique aqui
Texto: Renato
Fotos: Eigon Roveron e Igor Corrêa
Nenhum comentário:
Postar um comentário