Foi realizada neste último fim de semana (26 e 27 de novembro), na comunidade São Francisco de Assis da Paróquia N. Sra. Guadalupe de Maringá, a quarta e última Etapa da Escola de Assessores 2011. A escola foi divida em 4 etapas: a primeira etapa realizada em maio e teve como assessor Antonio Carlos Frutuoso que trabalhou Realidade juvenil: desafios e perspectivas: culturas juvenis, características da juventude atual, juventude e o fenômeno religioso, espaços de socialização dos jovens – a família, a escola e o trabalho, juventude e violência.
A segunda etapa realizada em julho e foi assessorada pelo Pe. Geraldino Proença cujo o tema foi História da organização juvenil e do magistério da Igreja sobre a juventude: juventude como fenômeno do século XX; a juventude nos documentos da Igreja – Vaticano II, Medellín, Puebla, Aparecida; formas históricas de mobilização e organização da juventude católica – da ACE ao setor juventude; Documento 85 – a palavra da Igreja atual para com a juventude; desafios e perspectivas pastorais.
A terceira etapa foi realizada em agosto
E teve como assessora Carmem Lúcia que trabalhou com Ministério e Identidade do Educador/Assessor de jovens: assessoria, identidade, prática e saberes; dimensão do acompanhamento da juventude – acólito da juventude, referenciais teológicos e pedagógicos do acompanhamento; práxis do educador de jovens; constituição da subjetividade do educador; desafios atuais para o acompanhamento de jovens. E agora em novembro a Escola foi assessorada por Maicon André Malacarne com o tema Planejamento Pastoral e Pessoal: Dimensões do Planejamento para ação pastoral conseqüente, Tipologia de Planejamento, Oficina de Planejamento com ênfase no planejamento pessoal e do grupo, projeto de vida e juventude.
Na última etapa da escola os participantes trocaram lembranças entre os participantes, realizaram trabalhos e em grupo e no sábado à noite foram na Missa na Paróquia N. Sra. Do Guadalupe e após realizaram uma confraternização. A EAJO teve como objetivo: - -- Capacitar assessores (as) da Pastoral da Juventude e educadores (a) para o acompanhamento a adolescentes e jovens em suas realidades e espaços específicos;
- Propiciar um caminho formativo que permita a reflexão sobre aspectos da realidade, sobre adolescentes e jovens, os desafios do trabalho e sobre como qualificar os processos de acompanhamentos de processos pessoais e grupais;
- Possibilitar a revisão de vida e práticas pastorais e educacionais auxiliando assessores e educadores a assumência de seus projetos de acompanhamento;
- Permitir a troca de experiências e aprendizados em outras práticas de acompanhamento.
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