Na manhã de hoje (17), a Diocese de Umuarama, por meio de seu bispo diocesano, dom frei João Mamede Filho, OFM Conv; junto aos padres Sérgio Grigoleto, assessor da Pastoral da Saúde; e Wilson A. Pintenho, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, realizou uma coletiva de imprensa sobre a Campanha de Fraternidade 2012, que tem como tema o tema: “Fraternidade e Saúde Pública”; e lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8).
Participaram do evento cerca de 20 jornalistas dos mais variados meios de comunicação escritos, falados e televisionados. Dom Mamede entregou um texto com um resumo sobre os objetivos e ações a serem realizadas pela Igreja do Brasil durante o ano de 2012, como “disseminar o conceito de bem viver, sensibilizar as pessoas para a prática de hábitos de vida saudáveis e a importância do serviço aos enfermos e da integração destes na comunidade”.
O bispo deixou claro que a conscientização na saúde pública deve passar pela integração entre governo federal, estadual e municipal, com um destaque para o cooperativismo entre os municípios, para viabilizar tratamentos de saúde para as pequenas cidades, por meio dos consórcios regionais de saúde, e outras associações, como a AMERIOS – Associação dos Municípios Entre Rios.
O padre Sérgio destacou que essa campanha deve ser também um momento de conscientização para os deveres da população e algumas medidas preventivas para evitar os problemas de saúde. Para que se diminua assim, as ocorrências simples que podem ser evitadas, desafogando assim o trabalho nos postos de saúde.
Ao final da coletiva o padre Wilson Pintenho apresentou alguns resultados da Campanha da Fraternidade do ano passado, como os projetos realizados pela Paróquia Catedral Divino Espírito Santo e Associação Rainha da Paz, em Cianorte que graças a verba destinada da campanha estão fabricando de sabão de óleo reciclado; e a Associação Vida e Solidariedade do Jardim Industrial, que está realizando trabalho na educação de crianças, entre outros projetos realizados.
Dom Mamede encerrou agradecendo a presença dos jornalistas presentes, afirmando que eles são os responsáveis por levar informação e conscientização à população. “Se não fosse por vocês, nossa mensagem chegaria até as paredes externas dessa sala. São vocês que levam a nossa voz ao povo, quem ajuda ao profeta, tem recompensa de profeta”, concluiu ele.
Fonte: www.diocesedeumuarama.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário