

O Seminário teve como objetivo promover espaços de debates, diálogos e construção de alternativas possíveis para o enfrentamento da violência e o extermínio de jovens no estado do Paraná, contribuindo com o processo de construção de Políticas Públicas para a Juventude na perspectivas de garantia dos direitos fundamentais.

A programação contou com Mesas Temáticas, no período da manhã e no período da tarde os participantes dividiram-se para trabalhos em grupos temáticos, os mesmos construíram propostas para prevenção da violência de acordo com o tema de cada grupo temático. No final da tarde foram votadas as três propostas de cada grupo temático. Antes do encerramento dos trabalhos do dia os participantes realizaram a ciranda pela vida e estamparam a bandeira de luta com as mãos vermelhas pedindo um basta à violência. No domingo, após a missa celebrada por Dom Anuar Batisti, os participantes concentraram-se na Av. Jucelino Kubichek em Foz para marcha. O evento terminou ao meio dia do domingo com a benção e envio de Dom Anuar Batisti na Praça da Paz.

Campanha nacional
Lançada em novembro de 2009, a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens surgiu da reflexão e preocupação dos delegados da 15ª Assembleia Nacional das Pastorais das Juventudes do Brasil, que aconteceu em maio de 2008, em virtude do crescente número de mortes de jovens no país, tanto no campo quanto nas cidades.
A iniciativa conta com o apoio do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem como finalidade debater as diversas formas de violência praticadas contra a juventude, denunciar o extermínio de milhares de jovens no Brasil e desencadear ações que possam mudar a realidade, promovendo uma cultura de paz onde as juventudes possam viver de forma plena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário