Festa linda que se inicia com pessoas de todas as idades enfeitando as ruas para procissão que iniciou as 15 horas no ginásio de esportes e seguiu até a igreja matriz, com paradas para orações e reflexões.
Estavam envolvidas todas as comunidades da cidade para as preparações não só das ruas, mas também no ginásio de esportes que foi decorado com muita dignidade à Celebração Eucarística de Corpus Christi.
Esta celebração como disse padre Natalino Davanso é celebrada numa quinta-feira, que nada mais é uma continuação da celebração de quinta feira santa e continuidade de toda celebração eucarística onde Jesus ofereceu-se em sacrifício seu próprio corpo e sangue na última ceia (quinta-feira santa) nas formas do pão e do vinho que se tornou sinal da sua presença perene e alimento para toda sua santa igreja. Jesus não só celebrou mas mandou que seus apóstolos celebrasses a sua memória comendo o pão e bebendo o vinho que se transformaria em seu corpo e seu sangue, como disse o mesmo Jesus: “...se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. (João 6:53-56)”
Jesus não só caminha conosco mas acima de tudo nos alimenta, nos dá força para esta caminhada que percorremos. Portanto, esta celebração seguida da procissão, é o momento em que nós professamos a nossa fé publicamente na presença real de Jesus Cristo em corpo e sangue nas espécies eucarística, celebrando conosco assim como tem feito também na páscoa.
Já é uma tradição na nossa paróquia esta Celebração também com a primeira eucaristia dos catequizandos que se prepararam para este momento. Esta celebração era iniciada as 9 horas no ginásio de esportes e as decorações das ruas feitas na madrugada geralmente frias, mas que se aquecia com tantas pessoas dispostas e criativas, que ao amanhecer via as obras de arte sobre os tapetes coloridos para a procissão.
Redação: PASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário