Mesa foi composta por representantes da parceria
e autoridades (Foto: Fernando Castro/G1)
Uma solenidade realizada na sede do Ministério Público (MP) do
Paraná, em
Curitiba, na manhã desta sexta-feira (20), marcou o lançamento do “Movimento Paraná Sem Corrupção”. A iniciativa do MP conta com parceria do governo estadual e do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), cujos representantes assinaram o convênio que oficializa o programa. Autoridades do Tribunal de Contas do Paraná, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Tribunal de Justiça do Paraná também compuseram a mesa.
O objetivo do movimento é promover a conscientização para uma cultura de valores e princípios éticos, mediante a participação de segmentos da sociedade, em especial os adolescentes. Na primeira fase do programa, serão realizadas ações nas escolas públicas do estado durante os meses de agosto e setembro. Os professores devem trabalhar o tema com os alunos em sala de aula, buscando conscientização sobre o que é a corrupção, e, principalmente, qual a relação de cada um com ela.
Esta questão denomina a campanha nacional do MP – “O que você tem a ver com a corrupção”, cuja coordenação paranaense é do promotor Eduardo Augusto Salomão Cambi. Ele defende o foco da atuação neste primeiro momento como disseminador. “Um terço da população brasileira é constituída de adolescentes (...) nós queremos colocar essa questão para cada um dos jovens, que são os verdadeiros transformadores da sociedade. E a partir desta reflexão mudar mentalidades, mudar a sociedade”, justificou.
Um terço da população brasileira é constituída de adolescentes (...) nós queremos colocar essa questão para cada um dos jovens, que são os verdadeiros transformadores da sociedade. E a partir desta reflexão mudar mentalidades, mudar a sociedade"
Eduardo Cambi, coordenador
Assim, o estado foi dividido em 32 núcleos regionais de educação, cada um com pelo menos um representante do MP, nos quais serão realizadas palestras com os temas ligados à proposta do movimento. Passadas as eleições, prefeitos e vereadores eleitos devem ser chamados para debates sobre os temas, com a apresentação de resultados e planejamento das ações de 2013 marcada para o dia 9 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção.
O vice-governador e secretário de educação, Flávio Arns (PSDB), reafirmou o compromisso do governo do estado no engajamento da causa. Ele anunciou que pretende ampliar o número de grêmios estudantis nas 2,5 mil escolas estaduais, já que hoje são menos de 200 com este instrumento político. “Se esses alunos levarem este debate para as suas casas, com os pais, as mães, os irmãos, nós podemos atingir através da criança, do jovem (...) praticamente mais da metade da população do Paraná através deste esforço de forma direta e indireta”, defendeu.
As participações do governo, bem como do GRPCom, foram comemoradas pelo procurador-geral de Justiça do MP-PR, Gilberto Giacoia. “O objetivo desse movimento nada mais é, partindo do MP e contando com a parceria importantíssima do viés governamental da educação e do viés da informação, por meio da imprensa, é efetivamente, o de interferir no processo de construção e de produção de um sentimento de indignação com esse mal que é tão nefasto à construção de uma sociedade melhor e mais justa”, resumiu.
Representando o grupo de comunicação, o vice-presidente executivo, Guilherme Döring Cunha Pereira, lembrou que a missão que norteia o trabalho do GRPCom – “promover com a comunicação o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente” – vai de encontro à proposta do MP. Ele afirmou ainda que espera que a iniciativa contribua para o projeto do grupo de diminuição da corrupção no estado. “Contem, de fato, com o nosso apoio, o nossos esforço e com o talento dos nossos profissionais”, assegurou Pereira.
Assinatura do convênio foi realizada entre GRPCom, governo e Ministério Público (Foto: Fernando Castro/G1)fonte:g1.globo.com/paranaA partir de 27 de Julho o website específico do movimento estará no ar :www.paranasemcorrupcao.org.br trazendo detalhes sobre as formas de participação, notícias e outros materiais de divulgação e ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário