Carta aberta – Encontro Diocesano da Pastoral Juvenil – Diocese de Umuarama/ PR
À Diocese Divino Espírito Santo
Umuarama – PR
"Conhecer os jovens é condição prévia para evangelizá-los.
Não se pode amar nem evangelizar a quem não se conhece.” (Doc. CNBB 85)
A evangelização da juventude exige testemunho de vida, anúncio de Jesus Cristo e adesão a Ele, adesão à comunidade, participação na missão da Igreja e transformação da sociedade.
Sendo assim, nós, jovens da Diocese de Umuarama, nos reunimos nos dias 14 e 15 de junho no Centro Diocesano de Formação (CDF), em Umuarama, para:
- Estudarmos sobre a nova proposta da CNBB (Regional Sul II) – Pastoral Juvenil, à luz do Documento 85 (CNBB), Caderno de Estudo 103 (CNBB) e Civilização do Amor – Projeto e Missão além de olhar a realidade juvenil da diocese de Umuarama, para compreendermos a nossa juventude.
- Mapearmos quais são as expressões que atuam na evangelização da juventude para pensarmos e articularmos uma caminhada de comunhão a serviço da juventude.
- Articularmos propostas, segundo a configuração da Pastoral Juvenil proposta pela CNBB.
E como ação concreta, nós jovens, nos propomos a construir uma “Pastoral de programação conjunta orgânica, que seja articulada com todas as expressões juvenis; além de integrar e abraçar as quatro dimensões da Igreja: comunhão, anúncio, missão e celebração.” (Civilização do Amor).
A metodologia utilizada para a realização do encontro, após a mesa de abertura que teve a participação do Bispo Diocesano, Dom João Mamede, OFMConv. foi: VER-JULGAR-AGIR.
No Ver, tivemos o olhar para a caminhada histórica da evangelização da juventude no Regional Sul II e fizemos memória da nossa própria caminhada.
No Julgar, abordamos o documento 85 – Evangelização da Juventude (CNBB), Civilização do Amor – Projeto e missão e Caderno de Estudo 103 – Pastoral Juvenil no Brasil (CNBB).
No agir, nós as expressões juvenis presentes: Pastoral Juventude, Ministério Jovem (Renovação Carismática Católica), Juventude Missionária, Juventude Franciscana e Caminho Neocatecumenal, elencamos como ações concretas:
- DNJ (Projeto de Vida);
- Projeto de Vida;
- Organização da representatividade da Pastoral Juvenil na diocese;
- Plano de Evangelização para Juventude.
Para execução das ações propostas, na etapa Agir, como compromisso de todos nós presentes no encontro, de maneira coletiva e organizada, elaboraremos o primeiro Plano de Evangelização para a juventude da Diocese de Umuarama.
O encontro contou com a presença de 40 jovens dos carismas acima citados, das cidades: Umuarama, Altônia, Cianorte, Japurá, Perobal, Pérola, Xambrê e Esperança Nova.
Com carinho e esperança,
Participantes do Encontro Diocesano da Pastoral Juvenil – Diocese de Umuarama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário